Maresia

Nas férias, milhares de brasileiros se jogam ao litoral como se tivessem ganho um passaporte temporário ao paraíso. São dias dedicados à preguiça, aos prazeres e às boas companhias. Mas, no primeiro toque da mão na maçaneta da casa da praia, somos lembrados que o nosso pequeno paraíso litorâneo não é perfeito.
Quando a pele toca o metal frio, sentimos um leve grude nos dedos, uma meleca onipresente no litoral. É a maresia. Mas o que é essa substância desagradável que destrói objetos metálicos?

 http://motor-clube.net/blog3/media/blogs/a/_11_2009/post_163/1839011.jpg

Toda vez que uma onda quebra na areia da praia, solta partículas de água na atmosfera. O problema é que a água do mar é composta de diversos ingredientes, sendo o sal o principal deles. Mas o caldo ainda inclui areia, argila, material orgânico decomposto e todo o tipo de substância pode um dia ter sido jogada nos oceanos.

http://www.ruadireita.com/info/img/como-tirar-ferrugem.jpg

Quem tem casa na praia conhece o poder destruidor da estranha substância. Dobradiças, maçanetas e portões, aos poucos, são corroídos pela ação da mistura marítima. O excesso de umidade já seria suficiente para unir elétrons de oxigênio e de ferro, processo que resulta na ferrugem. A reação só ocorre com a presença de um terceiro elemento que serve de cupido entre oxigênio e ferro. A água cumpre esse papel, mas a reação é acelerada - e muito - com a presença de sal.

 http://farm1.static.flickr.com/23/30876588_13d702e615.jpg?v=0

Por isso, é preciso ter cuidado com móveis e estruturas em residências litorâneas. A melhor opção é escolher objetos de plástico ou de madeira tratada. Móveis de madeira também sofrem com o excesso de umidade, mas o problema pode ser resolvido com a aplicação de verniz impermeabilizante. Nos materiais ferrosos, não esqueça de pintá-los com frequência, para evitar que a tinta descasque e deixe o material exposto ao ar. 

A maresia é tão forte que pode até oxidar as vigas de aço escondidas pelo concreto das paredes. Como o concreto é poroso, as partículas do mar dão um jeito de se infiltrar e se agarrar nas vigas, podendo comprometer a estrutura. Uma tinta impermeável é fundamental para as construções litorâneas.
fonte: http://www.tramontina.com.br/mix-artigo/169-praga-maritima